Dicas básicas sobre o Twitter

Categoria: 05 - Redes sociais

Última modificação: 25/06/2013

twitter-bird-white-on-blue

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por meio de site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica. Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o “SMS da Internet”.tweet

SUPER DICAS PARA O SEU PERFIL NO TWITTER DAR CERTO

• PENSE E NÃO PERCA TEMPO: monte uma estratégia antes de entrar para o Twitter, para evitar perda de tempo. Faça uma programação e tenha atenção especialmente à equipe que fará a manutenção do conteúdo.
  • DESIGN: o desafio do perfil no Twitter é conseguir comunicar o que precisa com apenas 2 opções, o Design (imagem + cores do style) e o Info (Nome, Location, Web e Bio). Crie um BG que represente bem a sua entidade (a padroeira ou a matriz), logomarca e o endereço do site. Se a sua intenção é apenas institucional, faça algo neutro, com a logomarca e endereço do site.
  • PRESENÇA: torne-se um membro ativo da comunidade e não um robô que só divulga links. A presença no cotidiano do seus seguidores, com resposta aos DM e tweets, deve também ser encarada como um serviço pastoral.
  • CHAT: o Twitter não é um Chat, mas diálogos curtos ocorrem frequentemente. Faça as suas próprias perguntas aos seus seguidores e não se intrometa em diálogos pessoais.
  • EXCLUSIVIDADE: lance promoções e divulgue informações exclusivas ou em primeira mão no Twitter, para que os seus seguidores percebam o quanto é importante seguí-lo na rede.
  • FEEDBACK: peça que seus seguidores dêem a opinião sobre assuntos relevantes à comunidade. Faça buscas de palavras-chave ligadas à sua entidade – assim também, caso alguém elogie e critique, você possa responder diretamente.
  • PERSONALIDADE: mesmo que a conta seja gerenciada por mais de uma pessoa na entidade, mostre que do outro lado existe alguém. O Twitter é uma ferramenta de comunicação pessoal e fará grande diferença à comunidade saber que aquele tweet foi postado pela Maria da Paróquia X.
  • HASHTAGS: Cuidado com o uso das “#tags”! Elas podem poluir a mensagem. Use no máximo duas por tweet.
  • SPAMMER: Crie uma rotina de postagens, mas não exagere. 4 a 10 por dia é uma média suficiente.
  • ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO: é um erro pensar que quanto mais seguidores, melhor. O Twitter está cheio de fantasmas (perfis fakes ou usuários que não frequentam mais a comunidade). Procure e siga pessoas que tenham a ver com a sua entidade. Organize e limpe periodicamente a sua lista de seguidores.