O que é o WordPress

Categoria: 01 - Primeiros Passos

Última modificação: 20/01/2014

01-02-2013_wordpress_logo

layouts-wordpressNo início de suas atividades, em 2008, a agência Minha Paróquia fez um estudo aprofundado sobre a estrutura adequada a ser oferecida às paróquias e entidades católicas para o desenvolvimento de sites. A ideia original era ter um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) próprio, mas foi descoberto que tal formato não ofereceria a liberdade e a qualidade técnica desejada.

Desvantagens de um CMS próprio:

• 65% do orçamento e do prazo de trabalho de um site é destinado ao desenvolvimento desse sistema, o que encarece mais o valor final e prolonga o prazo de entrega para o cliente;
  • Após a entrega, cada solicitação de melhoria gera custos extras ao cliente;
  • Em menos de um ano o sistema torna-se obsoleto devido às novas ferramentas que surgem rapidamente na internet;
  • E o cliente fica “preso” a empresa que o desenvolveu pois somente ela será capaz de fazer qualquer alteração futura – ou seja, o CMS acaba não sendo próprio do cliente. É comum um site feito dessa forma, ao querer renová-lo, ser necessário perder todo o conteúdo publicado e ainda precisar investir mais um vez na criação de um novo sistema.

Percebeu-se que diversos sites (como o Globo.com, Veja e até a CNN) estavam migrando de sistemas próprios para uma novidade: o WordPress.

O WordPress é um CMS desenvolvido originalmente pelos jovens americanos Matt Mullenweg e Mike Little, e é distribuído gratuitamente (sob a GNU General Public License) para desenvolvedores e webdesigners. Por ser colaborativo, com uma ampla comunidade internacional empenhada em seu aprimoramento, ele se tornou o sistema mais avançado, intuitivo e completo da internet.

Para que reinventar a roda se ela já existe e pode ser melhorada? A agência então optou em focar os seus estudos nesse sistema, e organizou uma equipe especializada para criar funcionalidades, plugins e módulos exclusivos para os seus sites. Foi criada, digamos, uma extensão do WordPress direcionada a Igreja Católica.

Com esse sistema é possível cadastrar o conteúdo de seu site de forma rápida, sem complicação podendo ter, inclusive, um aplicativo para celular que permite gerenciar o conteúdo de qualquer lugar. Clique nos links abaixo para instalar em seu smartphone ou tablet: IOS (iPhone, iPad e Ipod touch) / Android.

Principais vantagens do WordPress

• O MELHOR E AINDA O MAIS ECONÔMICO. Por ser um sistema pronto e gratuito, não necessita da contratação de uma grande equipe de programação, o que economiza cerca de 65% no orçamento de um site. Porém, é necessário um técnico especializado para a instalação correta no Banco de Dados, aplicação de plugins pré-testados e ativação do layout personalizado.
  • SITE 2.0. A plataforma foi projetada originalmente para blogues e disponibiliza a opção de comentários dos visitantes sobre o conteúdo e a interação com as redes sociais.
  • GERENCIADOR DE CONTEÚDO SEMPRE ATUALIZADO. O WordPress é um sistema em constante aprimoramento, o que garante atualizações periódicas automáticas.
  • PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO SEM COMPLICAÇÃO. O gerenciador de conteúdo do WordPress já é traduzido para a língua portuguesa e possui uma interface intuitiva, onde qualquer nível de usuário consegue publicar e entender com facilidade o seu funcionamento.
  • AMIGO DO GOOGLE. Os sites em WordPress, junto com os plugins e ferramentas de otimização, são desenvolvidos seguindo os padrões mais adequados à leitura dos sistemas de busca, o que os coloca nas melhores posições de resultados.
  • LIBERDADE TOTAL PARA O CLIENTE. Quando quiser renovar o site com um novo layout, caso queira contratar uma outra empresa, será fácil encontrar quem trabalhe com o WordPress. O custo será reduzido pois demandará apenas o serviço do layout. É possível também migrar de CMS pois o sistema conta com a opção de exportação de dados para diversas outras plataformas (ex: Joomla).

A agência Minha Paróquia então consegue oferecer sites com valores abaixo do de mercado por trabalhar com o WordPress. O valor investido está no serviço de implementação do CMS, instalação de plugins e módulos exclusivos, layout personalizado (ou um de nossos modelos) e o serviço de publicação do conteúdo do site. Sem falar no grande diferencial de ser uma agência de tecnologia focada exclusivamente na Igreja Católica!