Como publicar um conteúdo no seu site

Data de publicação: 24/06/2013

Categoria: 02 - Básico

Última modificação: 02/08/2016

Print this page

avaliar 1 estrela avaliar 2 estrela avaliar 3 estrela avaliar 4 estrela avaliar 5 estrela
Sua avaliação: none, Avaliação: 0 (0 votos)

Visualizações: 1222 vezes

images

Apesar do ADM ser organizado em seções (posts, páginas, vídeos, liturgia etc), a forma de publicação de conteúdo segue a mesma lógica, variando apenas as opções de boxes para informações específicas.

Para publicar ou editar um conteúdo, é necessário preencher corretamente os seguintes campos:

1. TÍTULO

Dicas:

  • Seja criativo! O título é decisivo para o resultado nos acessos ao seu post: é a primeira coisa a ser lida pelos visitantes de seu site, por isso deve transmitir o que está no conteúdo e chamar a atenção para a leitura.
  • Quando seu post é linkado em outro site ou retuitado, o título também será a primeira coisa vista pelos leitores, a decisão de ler ou não depende unicamente dele.
  • E no WordPress o título do post é transferido automaticamente para a URL, isto significa que quando alguém procura por palavras desse título no Google, terá alta probabilidade de encontrar seu site na busca.

2. CONTEÚDO

Seu post pode conter vídeos, imagens e até códigos especiais em html.

Dicas:

  • A aba “Texto” existe para a inclusão de códigos especiais (ex: código de incorporação de vídeos do Youtube) e serve, principalmente, para quem deseja incluir alguma formatação diferenciada dentro da área de texto (para usuários do ADM com conhecimento técnico). Clique aqui para saber mais.
  • Procure deixar a formatação do texto o mais básica possível, evitando uso de fontes diferentes e coloridas, isso pode deixar o texto muito “fantasiado” e ruim para leitura.
  • Quando for utilizar um texto com muita formatação no Word, cole o texto antes com a aba “Html” selecionada, para limpar as formatações. Depois clique na aba “Visual” e formate de acordo como quiser. Cuidado com a cópia dessas formatações direto do Word, pois tornam a página de exibição do texto muito pesada. Se precisar realmente colar um texto com a formatação do Word, clique no botão “Colar do Word”.
  • Ao utilizar alguma formatação diferenciada ou imagens no post, verifique (pelo botão Visualizar) se as mesmas serão exibidas corretamente no site.
  • Tenha sempre atenção às imagens com direitos autorais para evitar problemas.

Na área de conteúdo existe a seguinte barra de ferramenta:

editor

3. RESUMO

De acordo com o layout do site, pode ser utilizado como um subtítulo do post ou uma vinheta (frase curta que resume o assunto). O padrão que utilizamos para as listas de conteúdo, baseado em portais como o Globo.com e UOL, é o de vinheta, que é exibido da seguinte forma no layout:

post

Importante: caso não exiba o campo “Resumo” na página de publicação de post, clique em “Opções de Tela” (que fica na parte superior) e em “Mostrar na Tela” selecione o “Resumo”.

4. DISCUSSÃO

Você poderá “Permitir comentários” em seu conteúdo e também “Permitir trackbacks e pingbacks”, que são conexões do seu site com outros que replicarem seu post.

5. CATEGORIA

As categorias existem para a organização do conteúdo do seu site e podem aparecer em diferentes seções. Selecione a categoria de acordo com a organização feita para o layout de seu site (ex: Destaques). Atenção: caso o post seja cadastrado na categoria errada, será exibido em outro local ou até mesmo não será exibido. Saiba mais.

6. TAGS

São as palavras-chave do post (saiba mais).
Dica: Mesmo tendo a função parecida com as categorias, valorize a utilização das tags pois são muito utilizadas pelos visitantes. Siga a lógica: Categoria: mercado / Sub-categoria: horti-fruti / Tags: banana, maçã, uva.

7. IMAGEM DESTACADA

Ela será exibida na página inicial do site, junto ao título e resumo,  funciona como uma chamada para que o visitante leia a postagem completa. Pode ser enviado em qualquer tamanho de JPG, GIF ou PNG que o sistema adaptará para o padrão do site. Clique aqui para saber como adicionar uma Imagem destacada.

8. PRONTO! É HORA DE PUBLICAR!

Você também pode agendar uma data e horário para publicação ou deixá-lo como Rascunho para edição posterior. Saiba mais sobre os modos de publicação.